Os 5 parâmetros da Libras




Você já ouviu falar nos 5 parâmetros formativos da Libras? Não? Então vem com a gente que explicamos tudinho aqui nesse novo post!

A Língua Brasileira de Sinais possui 5 parâmetros que regem a sua formação. São eles:

  • Configuração da mão;
  • Ponto ou local de articulação;
  • Movimento;
  • Orientação/direcionalidade;
  • Expressão facial e/ou corporal.

Vamos explicar direitinho cada um deles:

Configuração de mão
Os sinais podem ser feitos com configurações de mão específicas, o que auxilia na hora de aprendizado e entendimento. Essa configuração da mão é um resultado da forma como os dedos são posicionados e pode ser feita com a mão dominante variando entre destros e canhotos ou com as duas mãos.

Configuração de mão em "C"









Podemos pegar a configuração de mão em "C" como exemplo. Com essa configuração de mão é possível fazer alguns sinais como quente, tio, curso e girafa etc.

Ponto ou local de articulação
O ponto de articulação determina onde o sinal deve ser realizado, ou seja, em que região do corpo o emissor deve fazer o sinal. Essas regiões podem ser partes do corpo como ombro, testa, queixo, nariz etc, ou pode ser o espaço neutro (à frente do emissor ou área que vai do meio do corpo até a cabeça).
O sinal de trabalhar é um ótimo exemplo de sinal que utiliza o espaço neutro. Já o sinal de aprender é um bom exemplo de sinal em que há um toque em uma parte específica do corpo (testa).

Movimento
Há os sinais que possuem movimentos e os que não possuem. O sinais sem movimento são estáticos e já tem uma configuração determinada sem variação alguma, como por exemplo os sinais de sentar e em pé.
Os sinais com movimento possui variações nesses mesmos movimentos, que podem ser circulares, retos, alternados, simultâneos. E ainda possuem direções como para frente, para trás, esquerda, direita etc. Conhecer, gostar, trabalhar são ótimos exemplos de sinais com movimento.

Orientação/direcionalidade
Este parâmetro indica a direção para onde a mão deve ser orientada. É muito importante destacar que alguns sinais são iguais em alguns parâmetros mas diferem em outros. Fica aqui o destaque dos sinais ir e vir, subir e descer. Ir e vir possuem a mesma configuração de mão, ponto de articulação e movimento e se diferem apenas pela direção do sinal. O mesmo ocorre com os sinais de subir e descer.

Expressão facial e/ou corporal
Aqui ficam destacados os chamados "componentes não manuais". São elementos usados na Libras que não fazem o uso das mãos necessariamente. Podem ser expressões faciais, movimentos de cabeça, olhar etc. 
Destaca-se aqui a importância das expressões faciais durante a sinalização, onde uma mudança no rosto do emissor pode mudar todo o significado do sinal. Como ocorre, por exemplo, com os sinais de com licença e por favor.

Sobre o aplicativo Abeille Libras


O aplicativo Abeille Libras preza pela tradução humanizada dos sinais em Libras. Por essa razão, é uma ótima escolha caso você queira uma ferramenta para estudar e que respeite todos esses 5 parâmetros. Ficou curioso? Clique aqui e baixe gratuitamente na Play Store. Disponível apenas para Android no momento.

Referências: 

ALMIR CRISTIANO. Os cinco parâmetros da Libras. Disponível em: <https://www.libras.com.br/os-cinco-parametros-da-libras>. Acesso em: 31 Maio 2021.

IZABELAPCE. Configuração de mão e formação de palavras em Libras – “C”. Disponível em: <https://izabelapce.wordpress.com/2019/01/06/configuracao-de-mao-e-formacao-de-palavras-em-libras-c/>. Acesso em: 31 Maio 2021.


Os 5 parâmetros da Libras Os 5 parâmetros da Libras Reviewed by Abeille LIBRAS - Comunicação & Cooperação on maio 31, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.