Para responder essa dúvida, devemos ter em mente que Libras se trata de uma sigla e não de uma palavra e como bem sabemos, uma sigla é formada a partir das iniciais de outras palavras. Isso fica perceptível ao vermos que Libras resume a chamada "Língua Brasileira de Sinais".
Mas no caso de siglas, como devemos proceder no momento da escrita? É sempre tudo maiúsculo? Existe a possibilidade de apenas a primeira letra da sigla ser maiúscula assim como ocorre com as palavras do idioma?
Para entender melhor como funciona a escrita de siglas, devemos obedecer à convenção mais adotada atualmente, ou seja, a mais tradicional. Podemos usar as seguintes regras:
1- Use letras maiúsculas apenas quando cada letra corresponder a uma palavra, independentemente de a sigla poder ser pronunciada, como por exemplo:
- ABL – Academia Brasileira de Letras
- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
2- Se cada letra não corresponder necessariamente a uma palavra, insira apenas a primeira letra maiúscula:
- Libras - Língua Brasileira de Sinais
- Funai – Fundação Nacional do Índio
- Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos
Conclusão:
Seguindo a convenção mais utilizada atualmente que citamos acima, o correto é Libras e não LIBRAS, pois cada letra da sigla não corresponde a uma palavra individual.
Fazendo uma rápida análise da sigla, percebemos que ela pode ser separada da seguinte forma: Li - Língua, bra - brasileira, s - sinais. Nesse caso, a segunda regra prevalece.
Então, a partir de agora, nada de escrever LIBRAS, hein!
Referências:
ALMIR CRISTIANO. Libras ou LIBRAS?. Disponível em: <https://www.libras.com.br/libras-ou-libras>. Acesso em: 23 Maio 2021.
adorei o conteúdo
ResponderExcluir