Abaixo listamos os 8 tipos de surdez mais comuns e uma breve explicação sobre cada uma delas. Esperamos que gostem!
Existem 8 tipos de surdez consideradas as mais comuns. São elas:
- Perda auditiva relacionada à idade
- Perda auditiva induzida por ruídos (PAIR)
- Perda auditiva causada por infecções
- Perda auditiva causada por alterações na tireoide
- Perda auditiva relacionada a medicamentos
- Perda auditiva causada por perfuração de tímpano
- Surdez congênita
- Perda auditiva transitória
Vamos explicar direitinho cada um deles:
Perda auditiva relacionada à idade
A perda auditiva relacionada à idade é o declínio da capacidade auditiva que ocorre com a idade. Na maioria dos casos, a perda auditiva afeta ambos os ouvidos. Pode começar na idade de 30 ou 40 anos e piorar gradualmente nos próximos anos.
A perda auditiva relacionada à idade afeta principalmente a capacidade de ouvir sons de alta frequência (como a fala). As pessoas afetadas têm cada vez mais dificuldade em entender o que as outras pessoas estão dizendo, especialmente quando há ruído de fundo (como em uma festa). No entanto, como a perda auditiva é gradual, muitas pessoas não percebem isso. Eles podem, sem saber, aumentar o volume da TV ou começar a falar alto.
Perda auditiva induzida por ruídos (PAIR)
Todos os dias, a cada momento, há som em nosso ambiente. Por exemplo, existe um rádio em casa ou o som do trânsito na rua. De modo geral, esses sons são inofensivos porque estão dentro dos parâmetros de nivelamento seguros. No entanto, alguns sons que são muito altos e ouvidos por muito tempo acabam por danificar algumas das estruturas mais sensíveis do ouvido interno, resultando em PAIR (perda de audição causada por ruído).
Essa condição pode acontecer imediatamente ou pode levar anos para ser observada; permanente ou temporária; afetar uma ou ambas as orelhas Qualquer idade pode estar exposta a ruídos nocivos, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Perda auditiva causada por infecções
A perda auditiva pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo envelhecimento, lesão, exposição ao ruído, infecção e genética. Esses fatores podem afetar o nervo auditivo, levando à perda auditiva neurossensorial, que é o tipo mais comum de perda auditiva.
Mas você sabia que infecções de ouvido também podem causar perda auditiva? A perda auditiva causada por infecções de ouvido é chamada de perda auditiva condutiva. As infecções do ouvido médio podem causar a formação de fluido, dificultando a movimentação do tímpano e de seus pequenos ossos anexados.
A perda auditiva condutiva afeta o ouvido externo ou médio, não o nervo auditivo, assim como a perda auditiva neurossensorial. O ouvido médio se move para enviar som ao nervo auditivo. Qualquer obstáculo impedirá que o som passe pelo ouvido médio e causará perda de audição. O acúmulo de cera, derrame no ouvido médio ou orifícios no tímpano também podem causar perda auditiva condutiva.
Perda auditiva causada por alterações na tireoide
Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo estão relacionados à perda auditiva. A pesquisa ainda está em andamento, mas as seguintes doenças da tireoide são conhecidas por afetar a perda auditiva, o zumbido e o equilíbrio:
- Síndrome de Pendred: uma doença genética que causa perda auditiva na primeira infância e, muitas vezes, leva ao desenvolvimento de bócio.
- Doença de Graves: uma das causas conhecidas de hipertireoidismo.
- Doença de Hashimoto: é conhecida como uma causa comum de hipotireoidismo.
Perda auditiva relacionada a medicamentos
A perda auditiva é um dos efeitos colaterais menos comuns listados no rótulo do medicamento, mas pode ser o mais preocupante para algumas pessoas. A perda auditiva que pode estar associada a esses medicamentos tende a progredir rapidamente, variando em gravidade desde a exposição temporária a danos permanentes.
Os seguintes medicamentos estão associados à perda auditiva: aspirina, anti-inflamatórios não esteroides (como o ibuprofeno e o naproxeno), antibióticos e medicamentos quimioterápicos.
Perda auditiva causada por perfuração de tímpano
A perfuração de tímpano, conhecida como perfuração da membrana timpânica, é um rompimento no tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio (tímpano). Esse rompimento pode causar perda auditiva, além de deixar o ouvido sujeito à infecções ou lesões mais graves, causando também perda auditiva.
Surdez congênita
A surdez adquirida relacionada à idade ou exposição de ruídos é mais comum que a genética, pois a surdez congênita ocorre em 1 em cada 1000 a 2000 nascimentos. A maioria dos tipos de surdez genética é não-sindrômica, ou seja, não possui nenhuma característica óbvia.
Daí a importância de se fazer o teste da orelhinha.
Perda auditiva transitória
Em alguns momentos, a perda de audição é só temporária. O que ocasiona essa perda temporária são situações como exposição a ruídos altos, infecções de ouvido, entre outros. Essa situação temporária é corrigida maioria das vezes apenas evitando o causador desse tipo de condição. Um bom exemplo disso seria um trabalhador que se expõe a atividades duradouras muito barulhentas e acaba desenvolvendo a perda temporária da audição, mas basta algum tempo longe da exposição ruidosa para que recobre sua audição como era antes.
Vale ressaltar que a audição se recupera desde que a exposição seja pouco frequente; caso contrário, pode levar à perda auditiva induzida por ruído permanente (PAIR). Então, se você costuma usar seus fones de ouvido muito alto, tenha muito cuidado! A exposição muito frequente pode ocasionar danos irreversíveis ao ouvido.
Sobre o aplicativo Abeille Libras
O aplicativo Abeille Libras preza pela tradução humanizada dos sinais em Libras. Por essa razão, é uma ótima escolha caso você queira uma ferramenta para estudar. Ficou curioso? Clique aqui e baixe gratuitamente na Play Store. Disponível apenas para Android no momento.
Referências:
ALMIR CRISTIANO. Os cinco parâmetros da Libras. Disponível em: <https://www.libras.com.br/os-8-tipos-de-surdez>. Acesso em: 04 Jun 2021.
BEATRIZ BELTRAME. Teste da orelhinha: o que é, para que serve e como é feito?. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/teste-da-orelhinha/>. Acesso em: 04 Jun 2021.
Conheça os 8 tipos de surdez mais comuns!
Reviewed by Abeille LIBRAS - Comunicação & Cooperação
on
junho 04, 2021
Rating:
Nenhum comentário: