Conheça l'Epée, o pai da educação pública para surdos!

O abade Charles Michel de l'Epée é reconhecido pela Assembleia Nacional francesa como benfeitor da humanidade por ter iniciado a inclusão de pessoas com deficiência auditiva por meio da educação

Foto do Abade Charles Michel de l'Epée

L'Epée, mesmo não sendo surdo, destaca-se até hoje na comunidade surda por ser o pioneiro no que se refere à inclusão de pessoas surdas no sistema de ensino. Sua contribuição ao ensino público por meio da utilização de língua de sinais foi o ponto de partida para a educação pública de surdos na sociedade.

Sendo de uma família rica, o abade utilizou todos os seus recursos para inserir os surdos no ensino. Desenvolveu um método de língua de sinais manuais, o qual chamou de Língua de Sinais Francesa, que posteriormente viria a servir de base para as outras línguas de sinais: americana e brasileira, por exemplo.

Naquela época, pessoas surdas tinham pouca ou nenhuma oportunidade de se comunicar e eram negligenciadas pela sociedade, o que impossibilitava de terem algum sucesso na vida social, acadêmica e profissional. Além dos recursos serem muito escassos, uma outra dificuldade que os surdos enfrentavam era o preconceito relacionado a superstições e mitos que eram muito difundidos na Europa. Havia uma crença aristotélica que os surdos eram incapazes de raciocinar pois não podiam absorver o conhecimento difundido oralmente.

Charles Michel de l'Epée veio para romper a ideia antiquada de que surdos não podiam se comunicar de forma eficaz por serem privados da comunicação oral e graças aos seus métodos de ensino e altruísmo. Todos os seus ensinamentos se baseavam na seguinte ideia muito destacada por ele: "Os surdos devem aprender visualmente o que os outros adquirem ao escutar".

Michel de l'Epée ensinando língua de sinais a uma criança.

Hoje, Michel de l´Epée é reconhecido e homenageado pela nação francesa como benfeitor da humanidade. Inclusive, já fizemos uma homenagem a ele em nossas redes sociais, basta dar uma olhadinha aqui.


Referências: 

ALBERTO LÓPEZ. Charles Michel de l'Epée, o pai da educação pública para surdos. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/24/cultura/1543042279_562860.html>. Acesso em: 07 Jun 2021.

Conheça l'Epée, o pai da educação pública para surdos! Conheça l'Epée, o pai da educação pública para surdos! Reviewed by Abeille LIBRAS - Comunicação & Cooperação on junho 07, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.