Ainda hoje, a Libras é repleta de mitos. Essas crenças, que muitas vezes são equivocadas, surgem da falta de informação e descaso com a Língua de Sinais
- Libras é mímica?
- Libras é limitada?
- Libras é linguagem?
- Libras é português sinalizado?
- Libras não é universal?
Vamos explicar sobre cada um desses mitos e ajudar a sanar quaisquer dúvidas.
Libras é mímica?
A resposta é NÃO! Libras é uma Língua! Ela possui toda uma estrutura gramatical própria, complexa e elementos necessários à comunicação de um grupo de indivíduos, como já explicamos antes aqui no blog. Já a mímica é uma forma de representar palavras, ideias, pensamentos, entre outros, por meio de gestos e imitações. E ela não segue um padrão gramatical, variando de indivíduo a indivíduo. Normalmente, a mímica é usada como "brincadeira", sendo utilizada para comunicação apenas em último caso quando não há outra forma de comunicação possível.
O que causa essa confusão entre as duas é o fato de que alguns sinais em Libras realmente representam uma forma de objeto ou de alguém, mas nem todos os sinais seguem esse padrão. Sendo possível reconhecê-los apenas com o estudo da língua.
Libras é limitada?
É muito comum as pessoas acharem que a Libras é limitada a conversas simples, que não é possível usá-la em situações complexas. Mas esse pensamento está equivocado. Como acabamos de mencionar, a Libras é uma Língua! Ela tem toda a estrutura gramatical que uma língua oral possui; portanto, ela pode ser usada em todas as situações que uma língua falada pode. Por exemplo, músicas, teatro, histórias, etc.
Libras é linguagem?
Outra coisa muito comum é as pessoas se referirem à Libras como "Linguagem de Sinais". Isso está errado, pois a Libras é uma língua! Como já explicamos uma vez aqui no blog, existe uma enorme diferença entre língua e linguagem. A Língua de Sinais é assim considerada por ter uma estrutura gramatical própria lógica e complexa e que permite a comunicação de um determinado grupo de pessoas.
Libras é português sinalizado?
Muitas pessoas também acham que Libras é um português feito com gestos e cada palavra ou expressão é substituída por um sinal seguindo a mesma ordem da língua portuguesa. Mas não é bem assim que a coisa funciona. A Libras é uma língua que, assim como qualquer outra, possui estrutura e gramática própria e, por muitas vezes, é bem diferente do português.
Libras é universal?
Muitos acreditam que a Libras é universal, ou seja, que é igual para todos os surdos do mundo. Esse fato está totalmente errado e é importantíssimo saber que não é bem assim. Primeiramente, vale ressaltar que a sigla Libras significa Língua Brasileira de Sinais; logo, percebemos que, pelo nome, ela se restringe ao Brasil. Os outros países possuem a sua própria versão de linguagem de sinais: ASL (American Sign Langue) dos Estados Unidos, LSF (Langue des Signes Française). Inclusive, já fizemos uma postagem no nosso Instagram dando alguns exemplos.
O aplicativo Abeille Libras preza pela tradução humanizada dos sinais em Libras. Por essa razão, é uma ótima escolha caso você queira uma ferramenta para estudar e que respeita todos os 5 parâmetros da Libras. Ficou curioso? Clique aqui e baixe gratuitamente na Play Store. Disponível apenas para Android no momento.
Referências:
ALMIR CRISTIANO. Mitos sobre a Língua de Sinais. Disponível em: <https://www.libras.com.br/mitos-sobre-a-lingua-de-sinais>. Acesso em: 14 Jun 2021.
Mitos sobre a Libras!
Reviewed by Abeille LIBRAS - Comunicação & Cooperação
on
junho 14, 2021
Rating:
Nenhum comentário: