A perda auditiva é algo que pode acontecer ainda na infância e merece muita atenção
Sabe-se que problemas de audição afetam pessoas de todas as faixas etárias, mas a atenção maior fica na ocorrência desses problemas durante a infância, pois pode afetar o desenvolvimento infantil.
Estima-se que 5 a cada 1000 crianças desenvolvem algum tipo de perda auditiva durante o desenvolvimento infantil e essa perda está relacionada a situações evitáveis em 60% dos casos.
Normalmente, problemas de surdez na infância são detectados nos primeiros dias de vida de uma criança por meio de exames para recém-nascidos, como por exemplo o teste da orelhinha, que é um teste utilizado para detectar problemas auditivos em bebês recém-nascidos.
Como é identificada a perda auditiva em crianças?
Como já foi mencionado, um dos métodos mais eficazes para identificação desse tipo de problemas em crianças são os exames realizados dentro de 24 a 48 horas do nascimento. No Brasil, o teste da orelhinha é obrigatório para identificar problemas de audição, e caso detectado algum possível problema, a criança é encaminhada para exames mais específicos.
Já para crianças com mais idade, é necessário estar atento aos seguintes sintomas que podem indicar algum tipo de perda auditiva:
- Nos primeiros meses de vida, a criança não reage a estímulos sonoros, como por exemplo, se assustar com barulhos;
- A criança não olha em direção a ruídos, fontes sonoras etc;
- Só percebe a presença de alguma pessoa ao vê-la, mas não ao ouví-la;
- Tem problemas ao reagir e responder quando chamada;
- Tem dificuldade em desenvolver a fala nos primeiros anos de vida;
- Apenas reage com sons mais vibrantes e intensos e não a maioria dos sons, por menor que seja.
O que fazer quando a perda auditiva é detectada?
Quando é identificado que uma criança, ao passar por exames padronizados, sofre de algum tipo de perda auditiva, ela é encaminhada ao médico responsável e especialista a fim de realizar exames mais específicos, pois é de extrema importância que seja identificado o problema. Identificada a causa, o tratamento adequado é iniciado. O tratamento pode variar e vai desde drenagem de fluído até uso de aparelhos auditivos.
Nenhum comentário: